Dia de Graça com Candeia

por Talyta Magano

O Laboratório de Psicologia & Informações Afro-descendentes (Lapsiafro) realizará o IV Fórum Consciência Negra da UFRRJ, no dia 17 de novembro, a partir das 8h30m. Com o tema Dia de Graça com Candeia, o evento contará com a participação do curso de Belas Artes.

Agência Brasil
Durante o Fórum, acontecerão duas mesas-redondas e exposição sobre o sambista Antônio Candeia Filho, entre outras atividades. Ao todo serão oito palestrantes, entre os quais Arthur Valle e Luciana Diláscio, ambos professores do curso de Belas Artes da UFRRJ. Outras informações e inscrições (gratuitas) podem ser feitas no site: http://www.ufrrj.br/lapsiafro/forum2011/

Candeia (1935-1978), compositor e cantor, foi um importante sambista brasileiro. O pai, tipógrafo, foi quem despertou o gosto pelo samba quando ele ainda era menino. O jovem tocava cavaquinho e violão, praticava capoeira e frequentava terreiros de candomblé.

No ínicio dos anos 60, Antonio Candeia Fillho ficou paraplégico, fato que mudou a vida do cantor. Foi quando passou a se dedicar à composição de músicas . Em 1953, compôs seu primeiro samba-enredo, “Seis Datas Magnas”, o que deu o título à Portela com notas dez em todos os quesitos. Três anos antes de sua morte, em 1975, fundou a Escola de Samba Quilombo, com o intuito de manter vivo o samba autêntico.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages